Assuntos Diversos


              Por que devo tosar meu cão?

       

 O cachorro, mesmo que não more dentro de casa, deve ser tratado como um membro da família que compartilha momentos com você e seus familiares. Como eles são dependentes, tanto para se alimentar como para tomar banho, é necessário que você fique atento para hábitos que mantenham a higiene do cão.
tosa é de extrema importância e faz parte, além da estética, da saúde do cachorro. Ela facilita a transpiração e, assim, melhora o bem estar do animalzinho. O pelo tem a função de evitar que o cão perca calor ou que absorva calor em excesso, atuando como um tipo de isolante térmico. Dependendo da pelagem, a tosa deve ser feita com maior frequência para garantir a higiene do bichinho por mais tempo.


Raças que precisam de tosa constante

Shih-tzu, Poodle, Cocker e Lhasa Apso estão dentre as raças que necessitam de tosa aproximada a cada 45 dias. Outros posem ser tosados a cada dois ou três meses. Pergunte ao veterinário qual melhor intervalo para as tosas. Escovar o cão também é uma boa dica para a eliminação de pelos mortos.

Tipos de tosa de um Poodle

Poodle é uma raça que possui tosas que são mais utilizadas em competição como: tosa leão, tosa à inglesa e tosa kennel. Outras, são perfeitas para o dia a dia como: tosa bebê e a tosa carneirinho. 

Tosa leão

É uma tosa bastante utilizada em exposições. Algumas características desta tosa são a remoção completa de pelos na face, a barriga, parte da cauda e a parte superior das pernas. Deixando pompons no tornozelo, no topo da cauda e no quadril.

Tosa carneirinho

Esta tosa é a mais comum, ela consiste em deixar o pelo curto, raspar as patas, a face e deixar um pompom na cabeça. É uma tosa bastante escolhida por ser de fácil manutenção. Normalmente, os topetes da cauda e da cabeça possuem quase o mesmo comprimento do resto do corpo do poodle, comprimento este que pode ser do tamanho que você quiser. Outra característica desta tosa é ter o comprimento da perna maior que o resto do corpo.

Tosa bebê

Nesta tosa, o pelo do animalzinho fica quase no mesmo comprimento de quando ele era um filhote. Algumas características desta tosa são: raspar o rosto, as patas e a base cauda, deixando somente um pompom na ponta da cauda.

Tosas para um Yorkshire

O pelo do Yorkshire requer cuidados, como a escovação, já que possuem uma pelagem longa. Uma dica é optar por tosas curtas para facilitar na manutenção, caso você não tenha muito tempo para se dedicar aos cuidados do animalzinho.

Tosa Schnauzer

É um dos tipos de tosas mais comuns. Nela os pelos do rosto e das pernas podem serem cortados de qualquer forma. As áreas escuras são cortadas e as áreas douradas do rostos e pernas são mantidas. O corte pode ser feito com tesoura.

Tosa Schnauzer modificada

Na tosa Schnauzer modificada, o pelo das costas é cortado rente até a cauda. Pode ser deixado algumas pontas compridas na cauda, patas e no focinho.

Corte Westie

Neste corte é aparado todo o pelo do corpo e os pelos do rosto são mantidos. O corte do pelo do corpo pode ser bem rente ou com alguns centímetros de comprimento. Este corte é confortável para o cão e necessita de baixa manutenção dos pelos.

Estilo Crista Chinês

Esta tosa é muito parecida com a tosa Schnauzer, com algumas variações. Nela o comprimento do pelo da cauda é mantido.

Tipos de tosa para um Shih Tzu

Tosa bebê do Shih Tzu

É umas das tosas mais populares da raça, esta tosa também pode ser chamada de tosa verão porque deixa os pelos curtos e auxilia bastante em temperaturas quentes. É muito prática, já que não necessita de um cuidado grande com os pelos, porém ainda precisa de escovação para previnir os nós. O pelo geralmente fica com o tamanho de 2,5 a 5 centímetros. Podem ser feitas variações nessa tosa, como deixar os pelos da orelhas mais curtos ou compridos, ou deixar o pelo do cachorro um pouquinho mais longo.

Tosa teddy bear

Esta tosa deixa o rosto fofo e arredondado. O objetivo dela é deixar seu Shih Tzu o mais parecido com um lindo bicho de pelúcia. A única diferença acontece nos pelos do rosto, por isto, ela pode ser feita em cães com pelos de qualquer tamanho.

Corte topknot

A tosa topknot é identificada por unir alguns pelos do Shih Tzu na cabeça e prendê-los com algo. O resto do pelo do corpo pode ser tosado normalmente ficando a pelo menos um centímetro da pele. O pelo do topete ficará caido, dando uma linda aparência ao cãozinho.

Tosa show topknot

Neste corte, o pelo é deixado longo e brilhante. Este corte é parecido com o topknot, exceto por ser uma tosa bem mais difícil. Geralmente é utilizada em cães de apresentação e competição. O pelo precisa ser escovado várias vezes ao dia. Não é um corte para ser usado no dia a dia, pois requer muito trabalho e seu Shih Tzu pode não gostar muito.

Posso cortar os pelos do meu cão em casa?

Muitas pessoas arriscam fazer o serviço sem sair de casa. No entanto, o trabalho deve ser feito por um profissional da área de sua confiança e de confiança do cachorro. Fique atento às condições de higiene do pet shop onde você optou por levar se melhor amigo e também para a maneira como os animais são tratados.
Assim como você é fiel ao seu cabelereiro, escolha um profissional para ser o tosador oficial do seu cachorro. Os cuidados com o animal e a experiência devem estar em primeiro lugar na hora da escolha. Não se esqueça que o pelo é essencial para manter a temperatura do corpo do seu cão. Mesmo em épocas mais quentes, deixe pelo menos de 5 a 6 centímetros para manter a pelagem limpa. Tosa nas patas e barriga devem ter cuidados redobrados. O primeiro facilita o andar do animal e o segundo garante que os pelos não fiquem enrolados. Aproveite o momento para deixar o visual do seu bichinho mais bonito.
Por: Filipi S. A.


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                     Profissão Tosador

  Porque devo me tornar um Tosador (Esteticista) ?

Preparar os peludos para exposições, criar estilos diferentes de cortes, embelezar as diversas raças e cuidar da saúde dos cães, são grandes motivações para quem entra no ramo da tosa. Tornar-se um tosador pode ser muito gratificante para as pessoas que são apaixonadas por cachorros e querem conhecer mais sobre eles.

A atividade permite o contato com diferentes raças e cada tosa torna-se um desafio. É preciso usar o material correto de acordo com a pelugem e o tamanho do animal, além de compreender a forma como o cliente deseja que o seu cão seja aparado. Porém, o trabalho também abre espaço para a criatividade e proporciona crescimento e oportunidade de obter diversas experiências com cães e cortes.

O perfil do tosador

A paixão por animais é a principal característica de tosadores e aspirantes a profissão. Porém, o ramo da tosa assemelha-se a profissões como estilistas e cabeleireiros, o que também exige características parecidas com esses trabalhadores. É preciso gostar de criações, conhecer diferentes tipos de cortes e saber como lidar com os clientes. A tosa é uma profissão que permite a inovação e, um tosador bem sucedido, é capaz de fazer diferentes tipos de cortes e estilos em uma única raça.

A capacidade de lidar com pessoas é outra característica essencial para quem for trabalhar oficialmente com tosa. Cachorros de raças nobres geralmente são acompanhados por donos exigentes, que podem ser pessoas difíceis de lidar e que não gostam de ser contrariadas. Às vezes não é possível fazer no cão o que o dono deseja ou simplesmente não é o melhor tipo de tosa devido a fatores externos (ambiente, temperatura, estilo de vida do cão e etc.) É necessário ter habilidade de comunicação para convencer os clientes do que vai ser melhor para o cão. Prepare-se também para ouvir alguns nãos e perder clientes por falhas na comunicação. 

Capacitação

Para quem deseja iniciar na profissão de tosador, o primeiro passo é adquirir conhecimento sobre raças, tipos de pelugem, escovas, tesouras e máquinas. Há cursos onlines e presenciais sobre o assunto e a capacitação pode durar até um ano. Alguns vídeos no Youtube também explicam como funciona o processo e dão dicas valiosas para tosadores iniciantes. Outra forma de ingressar na profissão é procurando emprego em pet shops, mesmo que seja como atendente ou assistente de tosador. O importante é adquirir experiência com tosadores profissionais. Observe o trabalho da aparagem, os aparelhos usados para cada tipo de cão e tire suas dúvidas.

Saiba como mostrar interesse e conquistar confiança e espaço no trabalho. Se mostrar habilidade com cães, interesse pela tosa e conhecimentos no assunto, poderá iniciar na carreira em pouco tempo.

Desafios da profissão

A vida de um tosador pode ser intensa e com poucas folgas. É preciso estar preparado para jornadas longas de trabalhos e atendimentos em fins de semana, pois são os dias mais procurados pelos clientes. A profissão exige bastante esforço, mas também pode ser financeiramente compensadora se o tosador estiver disponível para trabalhar fora dos horários comerciais. Além disso, para quem gosta de cachorros, exercer uma profissão na companhia dos peludos já é uma oportunidade única e compensadora.

A possibilidade de crescimento e maiores rendimentos para cortadores de pelos é justamente atender clientes exigentes que procuram uma tosa diferenciada. Esses clientes estão dispostos a pagar caro para ver o peludo elegante e em um estilo único. Por isso, para quem quer crescer na carreira, é importante conhecer os mais variados tipos de cortes e experimentar as próprias criações. Ter um cachorro de uma raça como poodle, que é possível fazer tosagens diferentes com mais facilidade, pode ser útil para colocar novas ideias em prática.

Mercado de trabalho

A carreira de um tosador pode começar por baixo, mas as oportunidades de crescimento são muitas e dependem apenas do interesse e do esforço pessoal para obter os melhores resultados. Não só em pet shops, é possível trabalhar também em centros de tosa ou estéticas caninas, que são verdadeiros salões de beleza para os peludos. No auge da carreira, é possível abrir o próprio negócio ou atender os clientes de forma particular. O custo básico de se tornar um tosador pode chegar a R$ 1000,00 em ferramentas de trabalho e, se for necessário adquirir capacitações, o custo para entrar na carreira pode sair mais caro. O salário de um profissional varia de acordo com a clientela e a qualidade do trabalho. Em média, um tosador que atende clientes comuns, mas tem uma boa demanda de trabalho pode ganhar até R$ 3.500,00 por mês.



Alguns tosadores conhecidos internacionalmente e que se destacaram no ramo ganham de R$ 500,00 a R$ 600,00 por tosa. O preço cobrado por esses profissionais é mais do que cabeleireiros renomados que atendem celebridades. O prestígio de um profissional autônomo no ramo ocorre através do preparo de cães para exposições. Se o peludo ganhar algum concurso, a credibilidade do tosador aumenta no mercado. Este é o caso do esteticista Willian Galharde, conhecido por ter um poodle gigante em que aplica as próprias técnicas de tosa. Galharde obteve prestígio ao preparar com sucesso diversos cães que venceram concursos e exposições em diversos países. O segredo do sucesso para quem quer iniciar na carreira de tosador é a criatividade para deixar os peludos estilosos e únicos. As possibilidades de uma tosa podem ser infinitas e, só depende das habilidades do profissional para inovar na formatação dos pelos.
Por: Filipi S. A.

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Como tosar Cachorro ( Algumas Dicas )


As vantagens da escovação e tosa nos cachorros são variadas e estimulantes. Seja para aliviar o peludo nas altas temperaturas do verão, para garantir a higiene do animal ou simplesmente para deixar mais bonito, os diversos motivos fazem com que cada vez mais pessoas se interessem pelo assunto. 
Porém, a tosa é uma atividade que exige cuidados especiais, conhecimento sobre pelagem e máquinas, além da experiência com animais. É possível tosar o seu bichinho de estimação em casa e poupar o peludo do estresse de ir ao pet shop e ser tratado por desconhecidos. Porém, cada cachorro possui um estilo diferente de pelo, o que requer que o dono entenda como funciona o procedimento de acordo com a raça. Os tipos de lâminas, objetivo da tosa e as partes do corpo do animal que devem ser aparadas também variam de acordo com a origem do cão. 

Quais ferramentas utilizar?

Para quem está interessado em iniciar o processo de tosa em casa, é preciso primeiramente estudar sobre os materiais necessários e disponíveis no mercado. O tipo de pelo e o tamanho do animal influenciam na escolha dos equipamentos a serem utilizados.

Tipos de escova, luvas e especificações

  • Escova de Pínus (Pin brush): usada para massagem e separação dos fios.
  • Pin Palm Brush: ideal para remover o pelo morto do cão.
  • Luva de arame: usada em cachorros com camadas de pelo, como o Basset Hound.
  • Luva de borracha: faz a remoção da pelagem morta em cães de pelo curto.
  • Escova de cerdas naturais: utilizada em cães que apresentam pelagem sensível.
  • Rasqueadeira: uso especial para retirada de pelos mortos.

Escovas e luvas usadas para a tosa

  • Luva de fio de aço (Luva de arame)

  • Escova de cerdas naturais

  • Escova de Pínus

  • Luva de plástico

  • Pin Palm Brush

  • Rasqueadeira


Escovas para tipos de pelos diferentes

  • Tipos de pelos: liso, curto e com camadas: escova de cerdas e escova do tipo luva de borracha.
  • Liso, curto e sem camadas: escova do tipo luva de borracha.
  • Longo, áspero e liso: rasqueadeira e pin brush.
  • Longo, áspero e crespo: Pin brush, pente e rasqueadeira.
  • Longo, duro e crespo: Pente e rasqueadeira.
  • Longo, macio e liso: Pin brush e pente de aço.

Variedade de máquinas e preços

A máquina que será utilizada para a tosa também precisa ser escolhida com cuidado. As diversas máquinas no mercado possuem especificações distintas e preços que podem chegar até R$ 700,00. As mais baratas custam entre R$ 300,00 e R$ 500,00. Essas máquinas oferecem fácil manuseio e cortes suaves. As mais caras do mercado, que custam em torno de R$ 700,00, são mais modernas, silenciosas, possuem variações de velocidade e são indicadas para uso profissional.

Como posso começar a tosar?

O primeiro passo é adquirir os materiais corretos de acordo com a raça, a pelagem e o tamanho do animal. Logo após, faça uma escovação completa: retire os nós, amacie os pelos e, se for necessário, separe as camadas para a tosa. Na hora de tosar, verifique o tipo de lâmina ideal para a raça e quais partes devem ser tosadas e cortadas. Cuide para não machucar a pele do animal e tenha atenção redobrada nas partes mais sensíveis. Estude também o estilo da tosagem e quais as partes que devem permanecer intactas. Após a retirada dos pelos, faça os acabamentos finais com a tesoura e emparelhe os fios.

Máquina x tesoura

As duas ferramentas apresentam características diferentes e o uso varia de acordo com o tipo de pelagem do cão. A tesoura tem a função de fazer os ajustes nas regiões em que a densidade do pelo deve ser mantida. A ferramenta também é utilizada para tirar os excessos e corrigir possíveis erros cometidos pela máquina. A maioria dos cães exige mais o uso da máquina do que da tesoura, principalmente os mais peludos. A máquina deve ser utilizada com a lâmina certa, para que o corte seja feito na altura ideal. Após a tosa, a tesoura costuma ser necessária para os acabamentos finais.

Dicas e cuidados

Antes de começar a escovar, umedeça o pelo do animal para facilitar o processo. Não faça movimentos agressivos, mas seja firme na hora de separar a pelagem. Evite tocar na pele do animal, o contato da escova pode machucar e causar sensação de desconforto. No momento da escovação, verifique a qualidade da pelagem e se não há pragas como pulgas e carrapatos. No caso de encontrar algum problema como feridas ou alergias, não realize o processo de tosa se não tiver experiência, para não correr risco de tocar na pele do animal e agravar o problema. Leve ao veterinário e inicie o tratamento adequado.

Escolha a posição mais confortável para o animal e evite que ele fique agitado durante o processo. É aconselhável exercitar o cão antes de realizar a tosa. Se o animal estiver cansado será mais fácil manusear o pelo. A máquina também precisa de alguns cuidados como limpeza e esterilização. A lâmina deve ser limpada com uma escova pequena e o uso de álcool na limpeza não é recomendado. 

Diferença entre raças

Além do tipo de escova, pente, lâmina a ser utilizada e outras ferramentas variarem de acordo com as raças, a forma de tosar também apresenta diferenças. Se o cão não for aparado do jeito correto, é possível que o resultado final não seja muito favorável e apresente desequilíbrio na densidade dos pelos. Cuide também para não cortar demais e quais as partes do cão que não devem entrar em contato com a máquina.

Fox Terrier

Recomenda-se o uso da lâmina 10 ou 7. Pelagem do corpo, cauda, cabeça e orelhas devem ser cortadas. Região do focinho e olhos não leva tosa. Cuidado com os cortes nas partes sensíveis do animal.

Scottish terrier

No corpo do animal deve ser utilizado lâmina 5 ou 7. Os pelos das patas não devem ser cortados, para que o cão fique naquele estilo “vestindo a saia”. A região do peitoral requer atenção para ficar em forma de triângulo.

Poodle

A raça oferece diversos tipos de tosas e é preciso escolher qual estilo adotar. Na tosa clássica, utiliza-se lâmina 10 ou 40, além da tesoura reta. A região das patas, cauda (antes do pompom) e coxas devem ser tosadas, as outras partes são acertadas com a tesoura. O volume no inicio das patas, ponta do rabo e cabeça deve ser mantido.

Cocker

A raça é uma das mais difíceis e demoradas para tosar. A maior parte do pelo precisa ser retirada com as mãos, sem o uso da máquina. Se o processo não for feito assim, a cor da pelagem ficará desparelha. 

Cuidado especial para cães agressivos

Alguns cães reagem mal ao desconforto da tosa e podem agir agressivamente. O tratamento com esse tipo de cão deve ser diferenciado, pois a agressão durante o processo pode causar sérios machucados no animal ou no tosadorPoodle é uma das principais raças que reagem agressivamente no banho e na tosa. Se o seu cão for assim, utilize uma focinheira e faça uma longa caminhada antes de iniciar o processo. Tente deixar o animal em um estado de passividade e submissão, para garantir o melhor resultado da tosa.
Por: Filipi S. A

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Mercado Pet Shop

Apresentação

Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?
A relação entre a humanidade e seus bichos de estimação é muito antiga. Há indícios que foi iniciada entre 25.000 e 50.000 anos atrás com finalidade apenas utilitária. Aos cachorros cabia a função de proteger as aldeias, auxiliar na caça e pastorear. O extermínio de ratos e outras pragas eram tarefas dos gatos.
Acredita-se que naquela época já existia uma relação afetiva entre donos e animais. Ao longo dos séculos, os laços de afeto entre pessoas e seus bichos de estimação se tornaram mais intensos.
Na atualidade muitos donos de animais de estimação consideram que eles necessitam de cuidados específicos. Para suprir a demanda por produtos e serviços para animais de estimação - principalmente, cães, gatos, aves e peixes, surgiram as Lojas de Animais – Pet Shops. Elas comercializam alimentos, roupas, brinquedos, perfumes, acessórios, remédios, animais de pequeno porte e uma grande variedade de serviços, como por exemplo, banho e tosa, direcionados aos “pets”. Nesta "Idéia de Negócio" serão apresentadas informações importantes para o empreendedor que tem intenção de abrir uma Loja de Animais – Pet Shop.
Este documento não substitui o Plano de Negócios, que é imprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso. Para a elaboração do Plano de Negócio, deve ser consultado o Sebrae mais próximo.

Mercado

O mercado de Loja de Animais – Pet Shop no Brasil é um mercado que cresce 17% ao ano e movimenta cerca de 14 bilhões de reais. O setor foi impulsionado, principalmente, devido ao investimento das indústrias de rações em publicidade e aprimoramento dos canais de distribuição.
O Brasil é o segundo país com a maior populaçao de pets do mundo. A ração industrializada, que era privilégio de animais de pessoas das classes A e B, passou também a ser consumida pela classe C.
De acordo com a Anfalpet - Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação no Brasil, existem 100 mil pontos de venda de produtos direcionados aos bichos de estimação no Brasil. Desse total, aproximadamente 40 mil são Lojas de Animais - Pet Shops. O gasto médio com produtos e serviços per capita/ano é de R$ 390,00 (raças pequenas) a R$ 760,00 (raças grandes) entre insumos farmacêuticos, vacinas, embelezamento e acessórios, que no total representam R$ 14 bilhões de faturamento para o setor.
Hoje, há 32 milhões de cães, 19,5 milhões de pássaros, 16 milhões de gatos, 7,5 milhões de peixes no país. Esses números levam o Brasil, no mercado mundial, ao segundo lugar em população de cães e gatos, quarto lugar em população de animais de companhia, o segundo em volume de produção e o sétimo em faturamento.

Ameaças e oportunidades
As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento. O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado.
Uma pesquisa não precisa ser complexa, sofisticada ou dispendiosa em termos financeiros. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, o tipo de público alvo em termos de capacidade aquisitiva, os gostos pessoais, e as expectativas que as pessoas têm em relação a uma Loja de Animais – Pet Shop. O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito grande.
As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa de mercado fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho.
Algumas ameaças e oportunidades desta atividade empresarial merecem destaque:
Ameaças
- Excesso de concorrência;
- Falta de experiência do dono do negócio;
Oportunidades
- Aumento do percentual de pessoas que possuem animais de estimação e os consideram como membros da família, representando um grande potencial de consumo de produtos “pets”;
- A população de animais de estimação cresce proporcionalmente ao número de pessoas;
- Crescimento do poder aquisitivo do povo brasileiro.

Localização

A localização de uma Loja de Animais – Pet Shop deve ser decidida levando em consideração alguns aspectos, tais como:
a) Adequação aos clientes:
- Facilidade de acesso;
- Facilidade de estacionamento (local ou próximo);
b) Adequação aos funcionários:
- Proximidade de estações e pontos de transporte coletivo;
- Infraestrutura de serviços (restaurantes, farmácias, bancos);
c) Aspectos urbanísticos e de infraestrutura:
- Segurança da região;
- Infraestrutura de serviços públicos (Bombeiros, Polícia, Hospital, Correio);
- Verificar se o local não está sujeito a inundações ou próximo a áreas de risco;
- Disponibilidade dos serviços de água, luz, telefone e internet;
- Serviços de recolhimento de lixo.
d) Aspectos econômico financeiros:
- Preço de aluguel e qualidade dos imóveis disponíveis;

Exigências Legais e Específicas

Para dar início ao processo de abertura da empresa é necessário que se cumpra os seguintes procedimentos:
1)Consulta Comercial
Antes de realizar qualquer procedimento para abertura de uma empresa deve-se realizar uma consulta prévia na prefeitura ou administração local. A consulta tem por objetivo verificar se no local escolhido para a abertura da empresa é permitido o funcionamento da atividade que se deseja empreender. Outro aspecto que precisa ser pesquisado é o endereço. Em algumas cidades, o endereço registrado na prefeitura é diferente do endereço que todos conhecem. Neste caso, é necessário o endereço correto, de acordo com o da prefeitura, para registrar o contrato social, sob pena de ter de refazê-lo.
Órgão responsável:
Pefeitura Municipal; Prefeitura Municipal
Secretaria Municipal de Urbanismo.
2) Busca de nome e marca
Verificar se existe alguma empresa registrada com o nome pretendido e a marca que será utilizada.
Órgão responsável:
Junta Comercial ou Cartório (no caso de Sociedade Simples) e Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).
3) Arquivamento do contrato social/Declaração de Empresa Individual
Este passo consiste no registro do contrato social. Verifica-se também, os antecedentes dos sócios ou empresário junto a Receita Federal, por meio de pesquisas do CPF.
Órgão responsável:
Junta Comercial ou Cartório (no caso de Sociedade Simples.
4) Solicitação do CNPJ
Órgão responsável: Receita Federal.
5) Solicitação da Inscrição Estadual
Órgão responsável: Receita Estadual

6) Alvará de licença e Registro na Secretaria Municipal de Fazenda
O Alvará de licença é o documento que fornece o consentimento para empresa desenvolver as atividades no local pretendido. Para conceder o alvará de funcionamento a prefeitura ou administração municipal solicitará que a vigilância sanitária faça inspeção no local para averiguar se está em conformidade com a Resolução RDC nº 216/MS/ANVISA, de 16/09/2004.
Órgão responsável: Prefeitura ou Administração Municipal; Secretaria Municipal da Fazenda.
7) Matrícula no INSS
Órgão responsável: Instituto Nacional de Seguridade Social; Divisão de Matrículas - INSS.

8) Registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado
Órgão responsável: Conselhos Regionais de Medicina Veterinária;

9) Contrato de Responsabilidade Técnica
Órgão responsável:· Conselhos Regionais de Medicina Veterinária;

Legislação específica para o setor:
Resolução N.º 683; Conselho Federal de Medicina Veterinária, de 16/03/2001. Institui a regulamentação para concessão da "Anotação de Responsabilidade Técnica" no âmbito de serviços inerentes à Profissão de Médico Veterinário.
Resolução nº 642, Conselho Federal de Medicina Veterinária, de 24/09/1997. Dispõe sobre unidade móvel de atendimento médico veterinário.
Resolução nº 670, Conselho Federal de Medicina Veterinária, de 10/08/2000. Estabelece as atividades desenvolvidas pelas Clínicas Veterinárias.
Resolução nº 656, Conselho Federal de Medicina Veterinária, de 13/09/1999. Estabelece critérios para a emissão de atestados e/ou carteiras de vacinação para caninos e felinos.
Portaria Nº 301, MAPA, de 19/04/1996. Normas complementares do regulamento de fiscalização de produtos veterinários e dos estabelecimentos que os fabriquem e/ou comerciem.
Decreto Nº 1.662, Presidência da República, 06/10/1995. Aprova o regulamento anexo de fiscalização de produtos de uso veterinário e dos estabelecimentos que os fabriquem e/ou comerciem.
Decreto Nº 40.400 Vigilância Sanitária, SP, 1995. Aprova Norma Técnica Especial relativa à instalação de estabelecimentos veterinários. *Este decreto é válido para o Estado de São Paulo.


Estrutura

A dimensão do empreendimento é uma decisão do empresário,

entretanto, sugere-se uma área mínima de 50m² para estruturar uma 

Loja de Animais - Pet Shop.




  1. A área da empresa pode ser dividida entre escritório e consultório veterinário (caso seja opção do empreendedor) , espaço para banho/tosa, alojamento de animais, espaço para atendimento, loja de venda de produtos e depósito.

  2. Escritório
  3. Espaço destinado à realização das atividades administrativas. Para uma estação de trabalho serão necessários os seguintes equipamentos:
  4. - Mesa
  5. - Cadeiras
  6. - Arquivo para pasta suspensa
  7. - Armários
  8. - Computador
  9. - Impressora com scanner
  10. - Telefone

  11. Consultório veterinário (caso seja opção do empreendedor)
  12. De acordo com a legislação, o consultório veterinário é o estabelecimento aonde os animais são levados apenas para o ato básico de consulta clínica, curativos e vacinações.
  13. - Armário vitrine
  14. - Balança
  15. - Carrinho curativo
  16. - Doppler Vascular
  17. - Estetoscópio
  18. - Foco de iluminação
  19. - Mesa de atendimento
  20. - Microscópio
  21. - Negatoscópio
  22. - Suporte de Soro
  23. - Ultra som de limpeza de tártaro

  24. Espaço para banho/tosa
  25. Um espaço com 4m2 é suficiente para montar uma estação de trabalho para realização de banho e tosa. Para uma estação será necessário:
  26. Equipamentos:
  27. - Secador;
  28. - Soprador;
  29. - Máquina Tosa;
  30. - Lâminas de Tosa;
  31. - Adaptador (pente p/ lâmina).
  32. - Móveis:
  33. - Mesa;
  34. - Banheira;
  35. - Canil;
  36. - Caixa de transporte.

  37. Instrumentos:
  38. - Desembolador;
  39. - Rasqueadeiras;
  40. - Tesoura Reta;
  41. - Tesoura Curva para Acabamento;
  42. - Alicate para Unha Grande;
  43. - Pentes de Aço.

  44. Suprimentos:
  45. - Pó de Ouvido;
  46. - Resfriador de lâmina;
  47. - Spray Desinfetante para lâminas;
  48. - Colônia para animais;
  49. - Shampoo para animais;
  50. - Condicionador para animais;
  51. - Laços;
  52. - Gravatas;
  53. - Avental.

  54. Alojamento de animais
  55. Espaço destinado para os animais do banho e tosa aguardarem, tanto antes como depois do serviço. O alojamento precisa contemplar espaço tanto para os animais maiores quanto para os menores. É indicado a separação do espaço destinado a alojamento de cães e gatos para evitar stress nos animais.

  56. Espaço para atendimento/loja
  57. Esta área é destinada à exposição dos produtos e recepção dos clientes. O espaço deve ser bem planejado e recomenda-se evitar poluição visual, proporcionar boa iluminação e ventilação para que haja conforto tanto para as pessoas que trabalham na empresa quanto para clientes. Outras soluções como por exemplo, facilidade de acesso a portadores de necessidades especiais, oferecendo maior mobilidade, também podem ser adotadas visando o conforto e satisfação do cliente. Para montar o espaço serão necessários os seguintes equipamentos:
  58. - Gôndolas de parede;
  59. - Balcão caixa completo;
  60. - Computador;
  61. - Impressora fiscal;
  62. - Máquinas para cartão de crédito.

  63. Depósito
  64. Espaço destinado ao depósito de rações e outras mercadorias. As rações precisam ser armazenadas em cima de estrados ou palets. As demais mercadorias podem ser armazenadas em prateleiras.

Pessoal

Uma Loja de Animais – Pet Shop precisa de profissionais que exerçam as funções de responsável técnico, veterinário, administrador, balconista e tosador. Para começar bastam três pessoas desde que reúnam as características necessárias ao funcionamento do negócio como:
Responsável Técnico / Veterinário
Autocontrole;
Boa disposição física;
Capacidade de comunicação;
Capacidade de concentração;
Capacidade de decisão;
Capacidade de lidar com a visão de sangue e de animais acidentadas;
Capacidade de observação;
Capacidade de pensar e agir sob pressão;
Equilíbrio emocional;
Firmeza;
Gosto pela pesquisa e pelos estudos;
Gosto por atividades ao ar livre e pelo contato com a natureza;
Habilidade manual;
Interesse pelas ciências;
Interesse por animais e plantas;
Paciência.
Administrador :
Capacidade para lidar com imprevistos;
Reconhecer e definir problemas,
Atuar preventivamente;
Ter raciocínio lógico, crítico e analítico;
Ter conhecimento de gestão empresarial.
Habilidade de relacionamentos;
Habilidade para negociar
Pró atividade;
Inteligência emocional para lidar com possíveis conflitos.
Disciplina.
Balconista :
Cortesia e educação para com os clientes e colegas;
Disciplina;
Organização;
Conhecimento das mercadorias;
Idoneidade;
Boa apresentação pessoal;
Domínio de técnicas de vendas e atendimento ao público.
Tosador :
Conhecimento e habilidade técnica: banho, escovação, tosas, manutenção de materiais e etc.;
Conhecimento dos fatores que garantem a boa saúde a cães e gatos no procedimento de banho e tosa;
Ética profissional.
A capacitação de profissionais deste ramo de negócio deve estar direcionada para o desenvolvimento das competências citadas acima.

O piso salarial dos empregados de um Pet Shop é regulado pelos Sindicatos do Comércio e Sindicato dos Médicos Veterinários. A partir do piso salarial estabelecido para cada categoria, o empresário deverá manter políticas que remunerem adequadamente os empregados, considerando-se os níveis de competências pessoais.

Recomenda-se a adoção de uma política de retenção de pessoal, oferecendo incentivos e benefícios de natureza financeiros ou outros. Assim, a empresa poderá diminuir os níveis de rotatividade e obter vantagens como a criação de vínculo entre funcionários e clientes e ainda a diminuição de custos com:
- recrutamento e seleção,
- treinamento de novos funcionários,
- custos com demissões.

Equipamentos

Para estruturar a empresa serão necessários os seguintes equipamentos:
Escritório
Uma mesa
Três cadeiras
Um arquivo para pasta suspensa
Um armário
Um computador
Uma impressora
Um telefone/fax

Consultório veterinário
Um armário vitrine
Uma balança
Um carrinho curativo
Um doppler Vascular
Um estetoscópio
Um foco de iluminação
Uma mesa de atendimento
Um microscópio
Um negatoscópio
Um suporte de Soro
Um ultra som de limpeza de tártaro

Espaço para banho/tosa
Um secador;
Um soprador;
Uma máquina Tosa;
Lâminas de Tosa de vários tamanhos
Um Adaptador (pente p/ lâmina);

Móveis:
Duas mesas;
Uma banheira;
Um canil;
Duas caixas de transporte;

Espaço para atendimento/loja
Cinco gôndolas de parede;
Um balcão caixa completo;
Um computador;
Uma impressora fiscal.

Depósito
Dois Palets;
Cinco Prateleiras.

Convém que o empreendedor busque informações junto aos fabricantes para conhecer o tempo médio de obsolescência dos equipamentos, podendo assim, realizar a análise de custo-benefício para a aquisição de equipamentos usados e planejar a reposição.
É muito comum que as Lojas de Animais – Pet Shop façam entregas de mercadorias e busquem animais em suas residências. Se o empresário optar por oferecer este tipo de serviço, pode fazê-lo com veículo próprio, porém o veiculo deve ter espaço interno para as gaiolas que abrigarão os animais. Bancos e financeiras oferecem financiamentos exclusivos com taxas diferenciadas para pessoa jurídica. É importante a realização de uma pesquisa para se informar sobre as melhores taxas praticadas no mercado e também verificar o custo/benefício de aquisição de um veículo "zero Km" ou semi-novo.
Recomenda-se ao empreendedor a análise da necessidade de contratação de seguros contra sinistros tais como incêndios, acidentes, etc. com os equipamentos, pessoas ou furtos.

Matéria Prima/Mercadoria

A gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de, entre outros, os seguintes três importantes indicadores de desempenho:

Giro dos estoques: o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no passado.

Obs.: Quanto maior for a freqüência de entregas dos fornecedores, logicamente em menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de índice de rotação de estoques.

Cobertura dos estoques: o índice de cobertura dos estoques é a indicação do período de tempo que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento.

Nível de serviço ao cliente: o indicador de nível de serviço ao cliente para o ambiente do varejo de pronta entrega, isto é, aquele segmento de negócio em que o cliente quer receber a mercadoria, ou serviço, imediatamente após a escolha; demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço com prontidão.

Portanto, o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando gerar o menor impacto na alocação de capital de giro. O estoque mínimo deve ser calculado levando-se em conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na sede da empresa.
Dentre algumas opções de mercadorias e serviços disponíveis em uma Loja de Animais – Pet Shop podem ser citadas:
Mercadorias
Rações para os diversos tipos de animais, alimentos industrializados para animais, acessórios, brinquedos, roupas, camas, casinhas, caixas de transportes, produtos para higiene e estética do animal e medicamentos veterinários.
Serviços
Banho, tosa, vacinação, consultas e curativos (caso o Pet Shop ofereça serviços veterinários).
A política de preços deverá ser estabelecida de acordo com a estratégia de marketing da Loja de Animais – Pet Shop. Por exemplo, se o empresário optar por oferecer serviços e mercadorias com alto valor agregado, como serviços de SPA, venda de roupas de luxo e venda de jóias, a política de preço será de preço acima do mercado, pois os consumidores são menos sensíveis aos custos e dão mais valor aos benefícios.” (Biscola, Goulart , Lima, 2002 p. 12)
O empreendedor deve estar atento ao grau de satisfação dos clientes buscando identificar qual a percepção que se tem em relação à qualidade e diferencial dos produtos oferecidos, para tanto, pode realizar pequenas pesquisas de satisfação na própria Loja de Animais – Pet Shop, utilizando formulários criativos, de preferência com no máximo três questões que permitam extrair as informações desejadas.
Nesse negócio o empreendedor se relacionará com diversos fornecedores. O prazo de entrega pode variar de um a sete dias dependendo do fornecedor. Os prazos de pagamentos de fornecedores também poderão variar entre trinta e noventa dias, com opção para parcelamento dependendo do volume de compras e do tipo de produto.

Organização do Processo Produtivo

O processo produtivo em uma Loja de Animais – Pet Shop não apresenta uma organização prévia e específica. Devem ser aplicados processos organizacionais de empresas de sucesso, assegurando que os produtos comercializados e os serviços prestados garantam a qualidade. Importante frisar que cada ambiente de uma loja de Pet Shop deve ser funcional considerando as normas técnicas e legais aplicadas ao ramo.
No que se refere ao fornecimento de mercadorias, sugere-se a seguinte estrutura:
1 - Compra da mercadoria
2 - Recebimento das mercadorias
3 - Exposição da mercadoria
4 - Venda da mercadoria
5- Descarte
6 - Reposição da mercadoria
Compra da mercadoria
A compra das mercadorias é comumente feita nas distribuidoras de produtos para pet shops. Em geral são feitas pelo próprio dono da Loja. Ao fazer as compras, este deverá conhecer sobre os produtos, o volume de compras necessário e ter mais de um fornecedor que atenda às suas necessidades. Uma boa relação com o fornecedor é muito importante, para garantir as entregas e facilitar a negociação de preço.
Recebimento das mercadorias
A pessoa responsável pelo recebimento das mercadorias deve fazer uma verificação cuidadosa para certificar-se se a entrega está de acordo com o pedido e se as mercadorias estão em perfeito estado. Mercadorias danificadas, estragadas ou fora do prazo de validade devem ser devolvidas.
Exposição da mercadoria
Existem algumas técnicas que podem ser utilizadas para organizar a loja com intuito de fazer com que os clientes circulem pelo estabelecimento e possam ver as mercadorias disponíveis. Uma delas é colocar produtos de primeira necessidade no fundo da loja, como por exemplo, as rações, induzindo o cliente a caminhar pelo estabelecimento, estimulando assim a compra de produtos não pensados ou planejados pelo cliente.
Os medicamentos devem ser guardados em prateleiras cujo acesso seja restrito aos funcionários, a fim de que os medicamentos prescritos por médicos veterinários por meio de receitas não fiquem à disposição do consumidor sem orientação.
Os alimentos, suplementos nutricionais e vitaminas não devem ser expostos próximos aos produtos usados para controle de ectoparasitas, desinfetantes e shampoos.
Venda do produto
Os produtos são vendidos no balcão com auxílio do atendente. Alguns podem ser receitados pelo veterinário. A maioria das lojas aceita cheques e cartão de crédito/ débito como pagamento.
Descarte
É preciso verificar periodicamente o prazo de validade e a integridade das mercadorias expostas e estocadas. As mercadorias que não estiverem em condições de consumo devem ser descartadas, com exceção dos medicamentos que podem ser trocados nos laboratórios de origem.
Reposição do produto
A reposição dos produtos pode ser feita à medida que for necessário, dependendo do volume de vendas.

Automação

Existem vários softwares no mercado que possibilitam a automação em estabelecimentos comerciais. Entretanto, o mais indicado é que o empresário invista em softwares específicos para Lojas de Animais – Pet Shop que permitirão a gestão mais eficiente, contemplando detalhes específicos do negócio. Dentre outros pode-se destacar os seguintes benefícios oferecidos pelos softwares automação comercial:
- Controle de farmácias e medicamentos;
- Cálculo de comissão dos vendedores;
- Agenda Eletrônica - é possível incluir a data para retorno do animal para o dono do animal ser avisado previamente;
- Controles de prontuário, histórico de visitas, relatório de produtos alérgicos, datas das tosas, banhos, vacinações;
- Controle de despesas médicas e medicações feitas para cada animal;
- Reservas para Banho e Tosa;
- Controle dos serviços utilizados, produtos consumidos e histórico de cada animal: Por exemplo, o animal entrou as tantas horas, fez banho, tosa, corte de unhas, o dono do animal comprou uma transportadora e um talco importado. No final, basta digitar o nome do animal, ou o código, ou o nome do dono e o sistema fornece exatamente o que aquele cliente consumiu de produtos e/ou serviços;
- Itens de maior sucesso de vendas;
- Indicação da margem de contribuição de cada produto e/ou serviço;
- Possibilidade de Comunicação Loja/Escritório;
- Controle de caixa e estoque ;
- Fluxo de caixa diário e previsto
- Média estatística de consumo – oferece informações quanto à quantidade média estatística de custo de hora do vendedor para venda de cada produto, custo médio de tempo do veterinário ou enfermeiro para cada animal atendido, se houver atendimento veterinário, etc.
Empresários com melhor percepção de oportunidade já se movimentam para o uso de tecnologias que possibilitem aprimorar e acelerar o processo de cadastramento e de identificação de clientes, visando reduzir o tempo de atendimento e gerar diferencial qualitativo de serviços.

Canais de Distribuição

O principal canal de distribuição de uma Loja de Animais – Pet Shop é de venda direta, no qual o cliente vai à loja comprar produtos ou realizar serviços. Também é possível a venda por telefone ou internet, por meio do qual os pedidos são recebidos e os produtos são entregues em domicílio ou é feito o recolhimento e entrega do animal na residência do cliente.
Uma das principais vantagens de utilizar mais de um canal de vendas é diminuir a distância entre o serviço e/ou produto e o cliente. Construir uma cobertura geográfica abrangente pode representar um aumento significativo no volume de vendas e aumentar a participação da empresa neste segmento de mercado.

Investimento

Várias decisões irão impactar no montante do investimento necessário para abertura de uma Loja de Animais – Pet Shop dentre elas:
- Localização: o valor para alugar ou comprar um imóvel irá variar de acordo com a região escolhida para abertura do negócio;
- Tipo de imóvel: optar por alugar ou comprar um imóvel;
- Qualidade do imóvel: condições físicas do imóvel, necessidade de reforma, tamanho da reforma;
- Quantidade de itens comercializados inicialmente.
Os resultados das decisões referentes a estes itens surgirão com a elaboração do plano de negócios. Etapa fundamental para quem deseja empreender de forma consciente, "o plano de negócios é a validação da idéia, análise de sua viabilidade como negócio" (DOLABELA, 1999, p.17).
Considerando uma Loja de Animais - Pet Shop instalada numa área de 50m², é necessário um investimento inicial estimado em aproximadamente em R$ 88.550,00 (Oitenta e oito mil, quinhentos e cinquenta reais) a ser alocado majoritariamente nos seguintes itens:
- Reforma do local: R$ 30.000,00
- Aluguel: R$ 2.500,00
- Divulgação: R$ 2.000,00
- Estoque Inicial: 20.000,00
- Móveis e Equipamentos: R$ 25.000,00
- Taxas e Impostos: R$ 1.000,00
- Capital de giro: R$ 8.050,00
As informações aqui prestadas são referências, podendo variar por porte, cidade e serviços prestados.

Capital de Giro

Capital de giro é o montante de recursos financeiros que a empresa precisa manter para garantir fluidez dos ciclos de caixa. O capital de giro funciona com uma quantia imobilizada no caixa (inclusive banco) da empresa para suportar as oscilações de caixa.

O capital de giro é regulado pelos prazos praticados pela empresa, são eles: prazo médio de pagamento aos fornecedores (PMP) que incluem todos os pagamentos efetuados pela empresa (matéria prima, aluguel, mão de obra, etc);prazos médios de estocagem (PME), que é calculado conforme a frequência de compras e prazos médios de recebimento de clientes (PMR).

Quanto maior o prazo de recebimento de clientes e o prazo de estocagem, e menor o prazo de pagamento de fornecedores, maior será sua necessidade de capital de giro. Portanto, manter estoques mínimos regulados, negociar o maior prazo de pagamento com os fornecedores e estabelecer critérios para conceder prazo aos clientes, pode melhorar muito a necessidade de imobilização de dinheiro em caixa.

Uma alternativa para reduzir o prazo de recebimento é antecipar os recebíveis, cartões de crédito e boletos bancários. Porém, os bancos cobram por esta operação, que se não for planejada repassando o custo aos clientes nos valores das mercadorias, poderá complicar a situação financeira da empresa.

É importante observar que um aumento de vendas implica também em um aumento de encaixe em capital de giro, pois será necessário comprar mais matéria prima e/ou mercadorias. Portanto, o aumento de vendas também deve ser planejado, controlando adequadamente os prazos médios de forma que o lucro apurado da empresa seja parcialmente reservado para complementar esta necessidade do caixa.

No caso dos prazos médios de pagamento aos fornecedores forem maiores que os prazos médios de estocagem e os prazos médio de recebimentos de clientes, a necessidade de capital de giro é negativa. Neste caso, deve-se atentar para quanto do dinheiro disponível em caixa é necessário para honrar compromissos de pagamentos futuros (fornecedores, impostos). Portanto, retiradas e imobilizações excessivas poderão fazer com que a empresa venha a ter problemas com seus pagamentos futuros.

Um fluxo de caixa, com previsão de saldos futuros de caixa deve ser implantado na empresa para a gestão competente da necessidade de capital de giro. Só assim as variações nas vendas e nos prazos praticados no mercado poderão ser geridas com precisão.

Uma Loja de Animais – Pet Shop requer um montante de capital de giro que pode ser considerado baixo, entre 10% e 20% do investimento inicial. A estratégia a ser utilizada para atrair clientes será fundamental para o alcance do ponto de equilíbrio entre receita e despesa.

Custos

Os custos indicam as despesas (gastos) de um negócio. Podem ser fixos, que independem do faturamento, ou seja, aluguel, salários fixos, gastos com contador e internet. Ou podem ser variáveis, que estão relacionadas à quantidade de serviço prestado no mês como por exemplo: impostos e aquisição de mercadorias, comissão de vendedores.
A escolha dos fornecedores é importante, por isso é fundamental que se faça uma boa pesquisa para selecionar os melhores preços e a melhor qualidade.
Podem ser tomadas algumas providências que ajudem a diminuir o valor dos custos, como por exemplo:
- Optar por planos de telefone com custos mais baixos;
- Evitar gastos e despesas desnecessários, como por exemplo: excessos com telefone, água e luz.
- Optar por empresas de frete com custos mais baixos;
- Negociar os honorários com o contador;
- E outras ações de acordo com a realidade de cada empreendimento.
Os custos iniciais de uma Loja de Animais – Pet Shop podem ser estimados considerando os itens a seguir:
- Salários, e encargos: R$15.470,00
- Tributos, impostos, contribuições e taxas: R$ 1.000,00
- Aluguel, taxa de condomínio, segurança: R$ 2.900,00
- Luz, telefone e acesso a internet: R$ 1.000,00
- Produtos para higiene e limpeza: R$ 100,00;
- Recursos para manutenções e correções: R$ 300;00
- Assessoria contábil: R$ 724,00
- Propaganda e publicidade da empresa: R$ 1.500,00
- Aquisição de mercadorias: R$5.000,00
É essencial que se faça uma análise criteriosa de todas as despesas, buscando formas de minimizá-las sem prejudicar a qualidade dos serviços oferecidos pela Loja de Animais – Pet Shop.

Fonte: 
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-loja-de-animais-ou-pet-shop,88187a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD#naveCapituloTopo


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